Licença de Instalação da FEPAM para Doceoli é expedida.

• A FEPAM expediu Licença de Instalação para que a Doceoli inicie as obras de instalação de uma planta industrial em Tuparendi.

Assunto: Administração  |   Publicado em: 25/09/2019 às 10:29   |   Imprimir

Uma das noticias mais aguardadas para Tuparendi nos últimos meses, chegou nesta terça /27/08): A FEPAM expediu Licença de Instalação para que a Doceoli inicie as obras de instalação de uma planta industrial em Tuparendi.

Este é mais um capitulo nesta longa trajetória visando a instalação de uma unidade da empresa no município. A Doceoli que trabalha na fabricação de alimentos, anunciou sua intenção de se instalar em Tuparendi em abril de 2017, durante um evento da APL do Leite. O anúncio foi resultado de uma tratativa que iniciou tão logo o Prefeito Leonel assumiu o cargo, no início daquele ano. O passo seguinte foi a aprovação de um Projeto de Lei pela Câmara, autorizando o Município a conceder uma série de benefícios que viabilizariam a vinda da Doceoli para Tuparendi. Após esta etapa teve início a demorada fase de liberação das licenças ambientais. Esta demora começou a causar desconfiança na comunidade, que temia a reedição do que ocorreu com a Lac Lelo, cuja anunciada instalação acabou não se concretizando, frustrando a população. O Prefeito Leonel, e o presidente da Doceoli Luiz Zimermann, sempre trataram de tranquilizar a todos, afirmando que a instalação da Doceoli em Tuparendi era um fato, e a construção ainda não havia iniciado devido a demora na expedição da Licença para Instalação.

Vencida esta barreira, e com autorização da FEPAM, a expectativa da direção da Doceoli é de que as obras tenham início em 30 dias. O diretor Fernando Zimmermann, explica que a construção deverá ficar pronta num período entre 18 a 24 meses. Somente depois de concluída a construção, é que a FEPAM poderá expedir a Licença para Operação, esta sim, definitiva e que autoriza a Doceoli a começar produzir em Tuparendi.

A empresa estima um investimento entre R$ 12 a R$ 14 milhões no município, e além da Licença de Instalação expedida nesta terça, há poucos dias a direção da Doceoli anunciou que a planta industrial de Tuparendi terá fiscalização federal, oque permitirá que os alimentos ali produzidos possam ser comercializados além das fronteiras do Rio Grande do Sul. A empresa irá se instalar em uma área de terra na localidade de Dez de Maio, às margens da ERS 344.

A Administração Municipal comemora a expedição da Licença de Instalação como sendo um passo relevante na instalação da Doceoli em Tuparendi.