Alunos visitam propriedades de agricultores

Na semana do dia 16 a 25 de outubro, em alusão a Semana Mundial de Alimentação, foram realizadas visitas às propriedades de agricultores familiares de Tuparendi, que fornecem produtos para a alimentação escolar da rede municipal de ensino. As visitas foram realizadas pelos alunos das Escolas Municipais Herminia Sichinel, Amadeu do Prado Mallmann, Vendelino Waldemar Rauber e Doce Infância, juntamente com a Nutricionista Camila C. da Costa, da Secretaria de Educação e Cultura, membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e EMATER/RS - ASCAR.

Entre os agricultores visitados estão Jaime Puhl e família (verduras hidropônicas), Jaime Kreulich e família (agroindústria de conserva de pepino, mandioca e geléia de frutas), Ademir Staniek e família (agroindústria de melado e açúcar mascavo), Lino Konzen e família (verduras), Paulo Moz e família (produção leiteira), Jandrei Zalamena e família (entreposto de ovos de galinha caipira).

O objetivo desta atividade foi proporcionar conhecimento da região e cadeia produtiva até o consumo, uso ou não de agrotóxicos e quantidade produzida e comercializada. Posteriormente, cada escola desenvolveria um trabalho conforme a propriedade visitada.

“Avaliamos a atividade como positiva, sendo esta uma maneira de aproximar os alunos da origem dos alimentos que consomem na alimentação escolar, visto que eles só visualizam o produto final na refeição. Para mim e para alguns membros do Conselho de Alimentação Escolar também foi uma novidade, pois ainda não conhecíamos de perto os nossos fornecedores da agricultura familiar, que possuem uma parcela de venda de, no mínimo, 30% para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, e sabermos que os alimentos fornecidos são de qualidade. Foi um aprendizado para todos”, relata a Nutricionista Camila.

Já a extensionista social da EMATER/RS – ASCAR de Tuparendi, Patrícia Diel Wiethölter, vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar, ressalta que “para os agricultores também é importante que suas atividades produtivas sejam reconhecidas”, e acrescenta que “na escola, deve-se motivar as crianças para a valorização de quem produz e leva o alimento à mesa de nossas famílias, primando por produtos saudáveis e de qualidade como estes fornecidos pelos agricultores visitados”.

Texto elaborado por: Nutricionista Camila C. da Costa (Secretaria de Educação e Cultura de Tuparendi) e Patricia Diel Wiethölter (extensionista da EMATER/RS-ASCAR e vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Tuparendi).