TUPARENDI CONCLUI FASE C DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

No último dia 14 de novembro, às 14h, esteve reunido o Comitê de Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico para análise e aprovação de mais esta fase do Plano Municipal.

Na oportunidade foi apresentada a Proposta que se constitui no Diagnóstico Técnico – Participativo. Participaram desta fase além de integrantes do Comitê Executivo, as Agentes Comunitárias de Saúde que integram o Comitê de Trabalhadores da Rede de Proteção Social juntamente com Assistentes Sociais, enfermeiras e os Diretores das Escolas com a aplicação do Questionário de “Percepção Social do Saneamento Básico” que pontuou questões avaliativas de saneamento básico com as comunidades. Retornaram respondidos 1.476 questionários pelas famílias, sendo 991 famílias da zona urbana e 485 famílias da zona rural, abrangendo uma população de 4.234 pessoas.

Da mesma forma, aconteceram reuniões com os Setores de Mobilização Social em sete pontos estratégicos do Município, para proporcionar a participação da população nesta importante fase do Plano de Saneamento.

Concluída esta etapa, foi apresentado o produto pelas representantes do grupo de interlocução ao Comitê de Coordenação, sendo o mesmo aprovado e no mesmo dia encaminhado à equipe do SASB – Sistema de Apoio ao Saneamento da Universidade Federal do RGS. A partir deste momento estará sendo executado o Produto D – Prospectiva e Planejamento Estratégico objetivando apresentar os cenários atual e futuro para os quatro eixos que compõe o saneamento básico do município de Tuparendi.