Criado Distrito Industrial de Tuparendi

Na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 20, a Câmara Municipal de Vereadores de Tuparendi aprovou por unanimidade de votos o projeto de lei que cria o Distrito Industrial do Município de Tuparendi.

Elencada como a primeira das dez maiores prioridades do Município no Planejamento Estratégico Municipal – PDEM - 2014 – 2020, e uma das principais demandas defendidas pela atual administração em seu plano de governo, acaba de tornar-se realidade através da Lei Municipal Nº 2.790/2018 de 21 de agosto de 2018, a criação do Distrito Industrial do Município. Muito foi discutido em torno do assunto: estudo técnico para definição das áreas prioritárias no Município, com apoio da ACI, negociação para a aquisição das áreas através de permuta, elaboração do layout para o distrito e elaboração do Projeto de Lei que Cria o Distrito.

A partir deste momento acontecerão os encaminhamentos dos projetos ambientais, na sequência, demais encaminhamentos como: projeto de água e esgoto, energia elétrica, iluminação pública, calçamento, esgoto pluvial. Após, haverá o encaminhamento junto ao Badesul, com previsão de liberação dos recursos ainda neste ano.

São 82.126,00m² (oitenta e dois mil, cento e vinte e seis metros quadrados), distribuídos em 29 lotes, área verde e áreas institucionais com lotes que variam de 1.175,00 m² a 7.324,67 m² , situados a margem da RS 344, que estarão à disposição para serem adquiridos, nas condições oferecidas conforme apresentado na Lei Municipal que cria o Distrito Industrial, com prazos para aquisição em até 60 (sessenta meses), infraestrutura que compreenderá a abertura de ruas e sua pavimentação, colocação de meio-fio, instalação da rede tronco de energia elétrica de alta e baixa tensão e de rede de água e demais incentivos na instalação das indústrias.

"Nosso Município segue a trilha de muitos outros municípios que muito antes perceberam que para desenvolver, faz-se necessário investir no desenvolvimento industrial, a fim de que as matérias primas sejam processadas e se possibilite maiores chances de emprego e a retenção de uma fatia maior de renda ao município pelo incremento no retorno do ICMS. E assim, poderemos reinvestir e multiplicar oportunidades, automaticamente com um retorno de melhores e maiores serviços prestados em favor da comunidade." destacou o Prefeito Leonel Petry.