Encaminhado Projeto de Lei que cria o Distrito Industrial

O Executivo Municipal de Tuparendi encaminhou Projeto de Lei com a proposta de Criação do Distrito Industrial do Município de Tuparendi, para a Câmara Municipal de Vereadores. Este Projeto, que está tendo sua entrada na data de hoje, possui como objetivos estimular o desenvolvimento econômico do Município favorecendo a instalação e ampliação de indústrias, da atração de investimentos públicos e privados para a dinamização e fortalecimento das atividades produtivas, promover a geração de emprego e renda no Município, contribuindo com condições de ampliar a qualidade de vida dos munícipes.

As presentes ações são frutos da análise e estudos de viabilidade de áreas para instalação do Distrito Industrial realizados ainda na Administração anterior, com apoio da ACI e demais entidades, entre elas este Legislativo Municipal, na qual foi escolhida como prioritária a área hoje adquirida pela atual administração, tendo em vista que esta obteve destaque pela localização, por ter acesso a um trevo e pelas questões ambientais. Assim sendo, depois de efetivados os processos de permuta e regularização das áreas, a administração municipal chega ao momento de propormos a criação do tão almejado Distrito Industrial do Município de Tuparendi, o Fundo Municipal para o Desenvolvimento Industrial e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Industrial.

São 82.126,00m² (oitenta e dois mil, cento e vinte e seis metros quadrados), distribuídos em 29 lotes, área verde e áreas institucionais com lotes que variam de 1.175,00 m² a 7.324,67 m², que estarão à disposição, para serem adquiridos, nas condições oferecidas conforme apresentado no Projeto de Lei, com prazos para aquisição em até 60 (sessenta meses), infraestrutura que compreenderá a abertura de ruas e sua pavimentação, colocação de meio-fio, instalação da rede tronco de energia elétrica de alta e baixa tensão e de rede de água e demais incentivos na instalação das indústrias.

Tuparendi está muito bem localizado geograficamente, próximo a um centro regional e a 30 km da fronteira com a Argentina. A área do Distrito Industrial adquirida estrategicamente faz frente com a RS 344, proporcionando as indústrias que queiram se estabelecer acesso a rodovia asfaltada e bem sinalizada como vantagem para o escoamento de sua produção.

Nosso Município segue a trilha de muitos outros municípios que muito antes perceberam que para desenvolver, faz-se necessário investir no desenvolvimento industrial, a fim de que as matérias primas sejam processadas e se possibilite maiores chances de emprego e a retenção de uma fatia maior de renda ao município pelo incremento no retorno do ICMS. E assim, poderemos reinvestir e multiplicar oportunidades, automaticamente com um retorno de melhores e maiores serviços prestados em favor da comunidade.

Certos de que esta é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do Município e que vem a coroar a tão sonhada perspectiva de oportunizar para a comunidade de Tuparendi investir e apostar no seu crescimento e de novas indústrias a virem se instalar em nosso Município, construindo assim positivamente mais um capítulo da história de Tuparendi.