Prefeito de Tuparendi Leonel Petry faz um balanço da situação do município

• Prefeito de Tuparendi Leonel Petry faz um balanço da situação do município neste primeiro momento:

Assunto: Administração  |   Publicado em: 25/01/2017 às 13:40   |   Imprimir

1)      Como está a situação financeira do município hoje?

O ano de 2016 foi atípico para o município de Tuparendi devido a repasses advindos da União e da iniciativa privada, onde houve auxílios excepcionais nas finanças do Município. Destacamos que os recursos repassados pela União sob o título de "REPATRIAÇÃO DE RECURSOS DO EXTERIOR" giraram em torno de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais - valor esse colocado de forma estimada, tendo em vista, o referido recurso ter sido repassado juntamente com o FPM). Da mesma forma, o recurso obtido da iniciativa privada teve a origem pela venda da "FOLHA DE PAGAMENTO DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES" para a instituição SICREDI, no montante de R$ 242.000,00 (duzentos e quarenta e dois mil reais). Estes valores somados perfazem o montante em torno de R$ 842.000,00 (oitocentos e quarenta e dois mil reais) que adentraram nos cofres municipais, no final do exercício financeiro de 2016, contribuindo de maneira efetiva para o fechamento das contas municipais. Observamos ainda, que a administração anterior recorreu a recursos das alienações (recursos advindos das vendas de bens móveis e imóveis), para realizar quitações com credores, ditas despesas correntes. Da mesma forma, por ter deixado acumular férias de servidores, que hoje estão sendo concedidas e indenizadas, utilizando recursos do presente exercício. Também, por não terem sido efetivadas as rescisões contratuais de servidores que tinham contrato administrativo com o Poder Público, sem considerar que alguns repasses de recursos vinculados também deixaram de ser efetivados dentro do ano orçamentário. Todo esse procedimento deve ser considerado, pois fazem parte do exercício de 2016. Cabe ressaltar, caso os recursos financeiros acima referidos não tivessem sido efetivados, a situação financeira do município seria extremamente preocupante, gerando um déficit considerável, causando com isso, dificuldade com a responsabilidade para conduzir o nosso Município. No momento, temos que destacar um fator muito preocupante, constatado neste mês de janeiro, referente às receitas de transferências constitucionais (FPM, ICMS, IPI, FUNDEB e outros), quanto às reduções que acontecerão já no primeiro trimestre do ano, sendo 24% de redução para o mês de fevereiro e em março uma previsão de redução de 18% em relação a janeiro.

2)      Quais as maiores dificuldades?

As maiores dificuldades e pode-se dizer desafios da atual administração serão a transformação da QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS ofertados a população, ou seja, "FAZER MAIS COM MENOS", tendo em vista a escassez de recursos. Um exemplo disso são os gastos destinados à área da saúde, que em 2016 atingiram o percentual de 23,52% da receita corrente líquida de R$ 21.191.197,84 ou ainda, em valores absolutos os gastos perfizeram a quantia de R$ 4.083.676,26, com RESULTADOS (QUALIDADE) até certo ponto questionáveis, quanto à qualidade e à satisfação da população atendida.

3)      Será necessário fazer ajustes/cortes para conseguir administrar a máquina pública?

Certamente sim, tendo em vista uma série de recursos que se efetivaram no exercício financeiro de 2016, de forma extraordinária, e que não mais irão se realizar de ora em diante. Dessa forma, percebe-se que determinados recursos substanciosos não contemplarão o rol de recursos transferidos ao município, fazendo com que a máxima mais uma vez venha à tona: "O FAZER MAIS COM MENOS e COM QUALIDADE SUPERIOR".

4)      Como se acena a possibilidade de novos investimentos neste 1ºano de Governo?

Nosso setor encarregado dos dados financeiros ainda está em fase de fechamento das contas. Para tanto, no primeiro momento estamos em fase de diagnóstico em todos os setores, a fim de levantar a real situação do nosso Município. Temos nosso Plano de Governo e os indicativos da Comunidade, que através das reuniões realizadas, apontaram suas sugestões e prioridades. Nossa meta inicial é a organização do fluxo dos serviços colocados à disposição da comunidade. Para novos investimentos contaremos com o apoio dos nossos representantes nas esferas Estadual e Federal para que dentro das prioridades elencadas até o presente momento, possamos dar a resposta aos nossos munícipes.

5)      Quais áreas que demandam maior carência?

As áreas que demandam maior atenção são a Saúde (atendimento) e Obras (estradas). Entretanto, a “Gestão – MUDANÇA E DESENVOLVIMENTO 2017/2020”, irá priorizar a comunidade como um todo, dando atenção a todas as áreas e em especial a saúde e as estradas, conforme reivindicação dos Munícipes.

6)      Como a gestão pretende administrar a Prefeitura?

Nossa proposta é de um governo de participação dos trabalhadores e trabalhadoras, articulado com o governo estadual e federal. Pretendemos promover políticas para a infância, juventude, homens e mulheres, pessoas portadoras de necessidades especiais e da terceira idade. Melhoria da infra-estrutura urbana e rural, saúde e educação, esporte e lazer visando oportunizar uma melhor qualidade de vida aos tuparendienses.

Leonel Fernando Petry – Prefeito Municipal Hélio Carlos Kerkhoff – Vice-Prefeito