INFORMAÇÕES SOBRE VACINAÇÃO

  • .

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 23/03/2020 às 14:51   |   Imprimir

 

                                                                                         23 de março de 2020

Ofício 001

Prezados Munícipes, por meio deste, gostaríamos de esclarecer alguns pontos referentes à Campanha Nacional de Vacinação da Influenza: Estamos vivendo um momento de grande preocupação no país devido ao CORONAVÍRUS /COVID19. Sabemos que a gravidade desse vírus está diretamente relacionada com as complicações respiratórias que podem acabar sendo fatais. Recebemos na sexta-feira, dia 20/03/2020, um quantitativo de doses muito abaixo do necessário e esperado, para vacinar profissionais da saúde eidosos, sendo que, o total: representa em torno de 2.000 pessoas entre idosos e profissionais; no entanto que o Ministério da Saúde nos enviou para o Município nesta primeira semana em torno de 300 doses. Sendo assim, visando reduzir o risco de contágio do vírus, conforme orientações do MS, foi imunizado a nossa linha de frente que são os nossos profissionais de saúde e alguns idosos que com dificuldade de locomoção que foram vacinados no carro devido a dificuldade de acesso. Com cuidado, e ao mesmo tempo, devido ao pânico gerado pela situação vigente, foram vacinados dessas doses 80% dos profissionais da saúde e 20% idosos, reforçando que somos a linha de frente desta batalha e somos seres humanos também, viemos através deste divulgar este boletim seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Salientamos que a todo momento estamos recebendo mudanças nos protocolos de atendimento bem como sugerimos o seguinte manejo dos usuários atendidos nas unidades de saúde:

*evitar aglomeração de pessoas num mesmo ambiente ao mesmo tempo;

*evitar exposição dos pacientes nas unidades de saúde, a não ser que seja absolutamente necessário, uma vez que há grande possibilidade desta unidade receber pessoas com quadros compatíveis com coronavírus;

*manter medicações de uso crônico sem alterar doses e sem interromper tratamentos, pelos motivos expostos acima;

*estamos orientando e justificando junto ao paciente a necessidade de adiamento de consultas para exames e outros , dado ao fato de que a população deve evitar estar fora de casa, e que o comparecimento a uma unidades de saúde nesse momento, só deve ocorrer em situações absolutamente imprescindíveis;

* estão sendo amplamente divulgados os contatos da unidade básica ESF 02 da vila progresso que é a unidade Sentinela, onde fica a Sala de Vacina do Município.

* a partir deste momento também suspenderemos o roteiro sugerido para o interior e na cidade , definido em reunião com os enfermeiros, teremos alteração das datas (divulgaremos novas datas assim que forem definidas).

Por fim, pedimos calma pois estaremos divulgando mais informações, aguardando, garantindo o atendimento, pois a a capacidade das unidades de saúde estarão sobrecarregadas e logo que for superado esse momento difícil da Saúde Pública Brasileira, esperamos normalizar o atendimento.

Att.

Vigilância Epidemiológica do Município de Tuparendi