Município de Tuparendi realiza a 01ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde e a 09ª Conferência Municipal de Saúde.

• Saúde

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 30/08/2017 às 14:16   |   Imprimir

A 01ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde e a 09ª Conferência Municipal de Saúde do Município de Tuparendi é um evento que teve por objetivo buscar a efetividade do SUS, avaliar as políticas de saúde, definir diretrizes e prioridades para as mesmas, eleger delegados para a etapa estadual e cadastrar entidades que comporão o Conselho Municipal de Saúde na nova gestão.

O tema central da Conferência que orientou as discussões no dia de hoje, foi “Vigilância em Saúde: Direitos, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.
Em cada município do nosso país reunem-se representantes da sociedade civil, pessoas interessadas nas questões relativas à saúde e a qualidade de vida, para decidir o que o povo quer recomendar aos gestores do SUS e às esferas de governo sobre a política de saúde.
É um privilégio democrático que nosso país possibilite essa expressiva participação do povo na formulação e controle da política pública de saúde. É preciso sempre valorizar esse espaço e é responsabilidade do gestor municipal do SUS garantir que a discussão se dê em seu Município de forma ampla, transparente e ascendente, e que dessas reflexões surjam avaliações e propostas consistentes que se traduzam em políticas públicas de saúde.
O resultado final foi a avaliação da situação da saúde, resultando em propostas de condições de acesso, acolhimento, definição de diretrizes e prioridade para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social, representando um grande passo na elaboração das propostas de fortalecimento da saúde pública.
Parabéns a toda equipe da Saúde de Tuparendi pela organização estratégica deste belo e necessário evento!