CAMPANHA INCENTIVA DESCARTE CORRETO DO ÓLEO DE COZINHA USADO.

Técnicos da Agricultura e Meio Ambiente do município tem realizado palestras informativas sobre o Projeto de Coleta Seletiva de Óleo Residual de Fritura que o município está desenvolvendo, o qual prevê a destinação adequada do óleo. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado, dando a destinação correta e evitando a degradação do meio ambiente. 
Não só em restaurantes, mas também as donas de casa, a partir de agora poderão armazenar o óleo de cozinha usado e entregar os recipientes na Secretaria da Agricultura do Município. Em grande quantidade, o ideal é acondicionar o óleo em tambores plásticos e, em menor quantidade, em garrafas pet.
O líquido descartado de forma incorreta é altamente poluente. O óleo de fritura usado é um dos principais poluentes dos cursos d’água superficiais. Cada litro derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água, dificultando os processos de tratamento. Para se ter uma idéia da gravidade do descarte inadequado, a cada litro de óleo despejado no meio ambiente, compromete a qualidade da água que serviria para abastecer uma pessoa por 14 anos.
O prejuízo não para por aí: jogado na natureza, o óleo utilizado em frituras pela dona de casa provoca a morte de vários animais, principalmente peixes, além de desequilibrar o ecossistema. 
Torna-se preocupante a medida em que o descarte inadequado está relacionado à falta de informação da população, bem como da inexistência de mecanismos de coleta seletiva e destinação para a sua reciclagem e/ou reaproveitamento.
Por isso, acredita-se que este projeto contribuiu para o aumento da conscientização da população bem como a diminuição dos impactos ambientais negativos.