TUPARENDI BUSCA APOIO PARA PRESERVAR MATO DO BUSQUE

Preocupado com a preservação do “Mato do Busque” de Tuparendi, o Diretor de Agricultura do município, Clóvis Correa Medeiros, representando a administração municipal, viajou a Porto Alegre em busca de apoio para concretizar ações que tornem a preservação do mato possível.

Reunidos no gabinete da Deputada Estadual Zilá Breitenbach, explanou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e como o município pretende dar efetividade à proteção desses recursos naturais, bem como solicitou apoio no acompanhamento dos trâmites junto aos órgãos ambientais do Estado, já que a solução poderá passar pelo cadastramento da área no Sistema Estadual de Unidades de Conservação.

Acompanhado do assessor parlamentar, Niro Afonso Pieper o Diretor Medeiros reuniu-se com técnicos da Divisão de Unidade de Conservação/SEMA e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) para buscar maiores informações sobre os procedimentos necessários para garantir a proteção.

Vale lembrar que o ex-prefeito de Tuparendi, Zelindo Cancian, ainda em 1993, aprovou lei municipal que torna imunes o corte das árvores de espécies nativas e outras existentes sobre as frações dos lotes rurais, já demonstrando preocupação com este patrimônio natural.