Festival das Cucas.

• 1ª Edição do Festival das Cucas de Tuparendi.

Assunto: Administração  |   Publicado em: 12/09/2017 às 12:02   |   Imprimir

Um grande público compareceu na estante armada na Praça Aquiles Turra no sábado passado, 9, para conferir – e provar –as delicias que fizeram parte da 1ª Edição do Festival das Cucas de Tuparendi. O evento nasceu de uma sugestão da então Vereadora Beate Petry, que pretendia com isso valorizar um quitute típico das comunidades com descendência germânica, caso de Tuparendi. Esta primeira edição do Festival teve apenas caráter de mostra, com as cucas produzidas por empresas e entidades sendo oferecidas apenas para degustação, já que a comercialização de produtos alimentícios deve obedecer algumas regras previstas na lei, e a organização não teve tempo hábil para isso. A promessa é de que nos anos seguintes os visitantes do Festival já poderão apreciar e levar as cucas para as suas casas.

No último sábado, foram oferecidos mais de 30 sabores de cucas doces. As tradicionais cucas de uva, ricota e doce de leite, continuam sendo as preferidas no gosto do público, mas o Festival apresentou algumas novidades, como a cuca de melado e a cuca de iogurte. Todas as receitas das cucas oferecidas para degustação, fazem parte de um livro produzido pela comissão organizadora e que se encontra a venda no Hospital de Tuparendi, com a renda revertida para esta entidade. A servidora pública Marta Reginatto, que fez parte da comissão organizadora, comentou o evento: “Foi um sucesso. Ainda é apenas um começo, mas a julgar por esta primeira edição o Festival das Cucas de Tuparendi tem muito a crescer. Nós queremos agradecer a todos que compareceram, e também as pessoas e entidades que foram parceiras desta 1ª edição”. Mais de seis mil pedaços de cucas foram degustados pelo público no último sábado em Tuparendi. As empresas e entidades que trabalharam e apoiaram o Festival das Cucas, receberão um certificado de participação.

Matéria: Jornal Sentinela (http://jornalsentinela.com.br/1o-festival-das-cucas-de-tupa…).
Fotos: Débora Schallemberger.